Projecto InCube

Preocupados com o futuro da região, decidimos ir mais longe e é com prazer que anunciamos que estamos na fase final de lançamento do InCube, o nosso projeto para desenvolver uma plataforma de apoio ao empreendedorismo eco-sustentável, um projeto de longa duração desenhado a pensar sobretudo nos mais jovens e qualificados que estejam interessados em iniciar uma atividade ou criar uma empresa inovadora e sediá-la num dos concelhos pertencentes à área de intervenção da AESE.

Pretendemos assim:
– Fomentar o Empreendedorismo Criativo e Ecológico;
– Estimular a geração e aproveitamento de Ideias Inovadoras e sustentáveis;
– Capacitar os Empreendedores e apoiar os seus Projetos;
– Potenciar a criação de novas empresas, sobretudo em setores que potenciem a transformação digital dos setores tradicionais da região da Serra da Estrela e que sustentem as suas atividades em processos tendencialmente eficientes na perspetiva das emissões de carbono.

O objetivo da Associação Empresarial com este projeto é de facto potenciar a geração de ideias inovadoras e a criação de novos negócios, particularmente os que incorporam uma relevante componente tecnológica nos processos, visando a transição digital dos setores âncora do território de intervenção e adotando a estratégia nacional Indústria 4.0.
Prevemos numa primeira fase, a realização de sessões de sensibilização e informação temáticas junto dos alunos das escolas da região, nos vários níveis de ensino e junto da população interessada, nos municípios.

Está previsto implementar um Programa de Capacitação para empreendedores, focando temas formativos:
– Criação de Plano de Negócios;
– Estratégias de Financiamento;
– Inovação e Gestão;
– Marketing e Comunicação;
– Networking;
– Transformação digital e Práticas de Carbono Zero.

Contamos incluir atividades de apoio à criação e instalação do negócio em incubadoras virtuais e físicas, em locais disponibilizados pela administração local, escolas ou outras entidades bem como fomentar atividades de coaching e mentoring para o empreendedorismo eco-sustentável.
Nos tempos atuais e com a pandemia que nos assola não está esquecida a formação à distância e o apoio em ações de marketing digital.